Estudante brasileira descobre asteroide e é reconhecida pela Nasa

Uma estudante brasileira de escola pública descobriu, em 9 de janeiro, um asteroide que ainda não havia sido identificado pela Nasa (Agência Espacial Norte-Americana). Laura dos Santos Dias, de 17 anos, foi a responsável pela descoberta. Ela estuda, há 1 ano, na escola estadual Professor José Vieira de Moraes, localizada na zona sul de São Paulo, onde cursa o 3º ano do ensino médio.

O sonho de infância de estudar as estrelas a fez se aproximar de um dos professores de física que lhe apresentou ao projeto Projeto Caça Asteroides, grupo de iniciação científica ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru.

Foi neste grupo, formado por 5 estudantes, e coordenado pela graduanda em física Helena Ferreira Carrara, que Laura deu início às buscas por um asteroide. O grupo foi selecionado por um programa da Nasa, o IASC (International Astronomical Search Collaboration), que conta com a cooperação de várias nações do mundo para novas descobertas astronômicas.

Você também pode encontrar um asteroide, fique atento ao portal Ciência em Casa e no site do IASC: http://iasc.cosmosearch.org/

 

Quer ler a matéria completa? Acesse o link abaixo.